Translate

sábado, 28 de setembro de 2013

Conheça um pouco dos 60 anos da Rede Record!


A Rede Record é a emissora mais antiga em atividade no país. Nesta última sexta-feira (27), a emissora completa nada mais, nada menos que 60 anos de existência. A história da emissora contém altos e baixos, e como qualquer instituição comercial, tem suas polêmicas. Em comemoração ao 60° aniversário da emissora paulista, o TV Foco preparou um post comemorativo que mostrará ao leitor um pouco mais sobre o canal.

Primeira fase (1953-1969)
A emissora que pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho estreou em 27 de setembro de 1953 às 20h53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Neste período inicial se destacaram os programas musicais.
Nos anos 60, iniciaram-se os anos dourados do canal, onde o mesmo conquistou a liderança tão almejada nos dias atuais. Os grandes festivais de MPB foram o grande destaque da época, festivais estes que futuramente seriam esquecidos pelo público que voltava sua atenção para as novelas da TV Tupi e da recente Globo. Os vários incêndios acontecidos no canal foram a gota d’agua para a decadência do canal na época.

Segunda fase (1970-1988)
Em 1970 a emissora passa a ser de Silvio Santos, atual dono do SBT. Nesta fase, a emissora continua consolidada na vice-liderança e estreou o até hoje existente “Jornal da Record”.
Na década de 1980, a emissora funcionou por alguns anos praticamente como uma retransmissora do SBT. O jornalismo passa a ser então o principal carro-chefe na programação do canal;

Terceira fase (1989-2003)
Prestes a falir, foi vendida ao empresário e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Marcedo. Comentou-se na época que a emissora poderia se tornar um canal religioso – até cogitou-se a mudança do nome da emissora para Reino de Deus, o que não se confirmou nos anos seguintes, havendo, porém, alguns programas desta igreja, sobretudo no horário da madrugada.
Na gestão de Edir Marcedo, a emissora deixa de ser local para vir a expandir-se por todo o Brasil e passa a autodenominar-se Rede Record de Televisão.

O investimento foi grande, e Edir Marcedo passou a contratar artistas de outras emissoras para compor o elenco do canal. Ana Maria Braga, Ratinho, Eliana, Fábio Jr, Milton Neves, Sonia Abrão foram alguns dos nomes da época.
O telejornalismo também era destaque. A emissora estreou o”Cidade Alerta” com o apresentador Marcelo Rezende, Boris Casory estreou no “Jornal da Record”, e com um investimento milionário foi lançado o “Fala Brasil” e o “Repórter Record”.
Outro destaque foi a decisão de voltar a investir em teledramaturgia que no período rendeu pouca audiência.

Quarta fase (2004-atual)
Esta foi a fase que marcou a volta do canal a disputar os primeiros lugares no ranking da TV aberta nacional. Com o slogan “A Caminho da Liderança”, a Record passou a investir em uma programação diversificada com jornalistas vindo de outras emissoras e teledramaturgia de sucesso.

Teledramaturgia

A emissora que até então não tinha obtido êxito com suas novelas, deu uma grande virada. Vindo da Globo, Tiago Santiago produziu o remake da novela “A Escrava Isaura” e logo depois, a novela “Prova de Amor” que chegou a liderar sobre o “Jornal Nacional” da Globo.
Vidas Opostas”, “Bicho do Mato”, Poder Paralelo”, “Chamas da Vida”, e “Vidas em Jogo” são os maiores sucessos na teledramaturgia do canal que também passou a produzir minisséries de grande audiência como “Rei Davi” e “José do Egito”.

Jornalismo

O “Domingo Espetacular”, passou a fazer parte da grade da emissora recebendo grande audiência. Os outros telejornais também passaram por mudanças e passaram a ter novos apresentadores. Adriana Araújo, Paulo Henrique Amorim, Celso Freitas, Ana Paula Padrão, Marcos Humel, Roberto Cabrini, Marcelo Rezende são alguns dos nomes do jornalismo verdade, como diz o slogan da emissora.

Programas de sucesso

Hoje em Dia – Este com certeza foi um dos, se não o maior acerto da Record. A revista eletrônica estreou mostrando uma nova forma de fazer televisão e triplicando a audiência da Record no horário.
O Melhor do Brasil – Com a apresentação de Márcio Garcia, estreava o programa que no início era focado diretamente a quadros de namoro e etc. Rodrigo Faro passou a apresentar o programa sendo bastante elogiado pela crítica e atualmente compondo a grade de domingo com a atração

Tudo é Possível – Na apresentação de Eliana, o programa se mostrou ao telespectador como uma nova opção para os domingos. Com a volta de Eliana para o SBT, a atração passou a ser comandada por Ana Hickmann e futuramente cancelado pela baixa audiência.



A Fazenda – Apresentado por Brito Jr, o reality rural logo na primeira temporada mostrou excelente desempenho tanto em audiência quanto em repercussão. Atualmente a emissora exibe os momentos finais da 6ª temporada da atração.

Crise na audiência
Depois de um longo período de vice-liderança, a emissora passou a ter sua segunda colocação ameaçada. No final de 2012, o SBT que havia estreado a novela “Carrossel” durante alguns meses foi vice-líder em audiência deixando a Record em terceiro lugar, posto esse que voltou a ser ocupado pelo SBT já que a emissora da Edir Marcedo com bastante investimento conseguiu novamente a vice-liderança.

Parabéns, Rede Record!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Rapidinhas da TV

ESCOLHIDOS OS PROTAGONISTAS DE 50 TONS DE CINZA
Finalmente terminou o mistério e foi anunciado quem serão os protagonistas de 50 Tons de Cinza. Foi a própria E.L. James, autora dos livros que deram origem ao filme, quem anunciou a novidade em sua conta do Twitter.
E como tinha sido especulado recentemente, Dakota Johnson e Charlie Hunnam foram os escolhidos para viverem Anastasia Steele e Christian Grey.
Estou muito contente por anunciar que a adorável Dakota Johnson concordou em ser nossa Anastasia para a adaptação em filme de 50 Tons de Cinza. Então o Christian... O lindo e talentoso Charlie Hunnam vai ser o Christian Grey, escreveu E.L. em uma série de postagens.
Nomes preferidos para o papel, como Ian Somerhalder e Matt Bomer, ficaram para trás na disputa.


DEFINIDA A ESTREIA DE "A BÍBLIA" NA RECORD
Além de lançar “O Aprendiz” e a nova novela de Carlos Lombardi, “Pecado Mortal”, neste segundo semestre, a Record prepara mais uma novidade.  Trata-se da minissérie “A Bíblia”.
Sucesso de audiência nos Estados Unidos, a minissérie “A Bíblia” vai substituir a superprodução nacional “José do Egito” nas quartas-feiras da emissora de Edir Macedo.
16 de outubro, às 21h45, é a data que a Record definiu para a estreia da produção. “A Bíblia” já foi inteiramente dublada. 
''PROGRAMA DO JÔ" É CANCELADO DURANTE O "ROCK IN RIO"
A Globo vai transmitir alguns shows do “Rock in Rio”. A exibição desses shows vai provocar cancelamentos na grade de programação da emissora carioca.
Do dia 13 até o dia 22, durante a sua realização do evento no Rio de Janeiro, o “Programa do Jô”, “Corujão do Esporte”, “Corujão”, “Supercine” e o “Domingo Maior” deixarão de ser exibidos.  Já no dia 29, irá ao ar uma edição especial, com os melhores momentos do festival, depois do “Domingo Maior”.

GLOBO DIZ QUE APOIO AO GOLPE MILITAR FOI UM ERRO
“Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da história, esse apoio foi um erro”, diz um texto publicado no site do jornal “O Globo” no final da tarde deste sábado (31). No texto, o jornal afirma que a avaliação da emissora feita pelos manifestantes no mês de junho era correta e o reconhecimento do erro, necessário”. “Desde as manifestações, um coro voltou às ruas: ‘A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura’. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura”. “A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É história” – Dizia a nota.

TIAGO SANTIAGO NÃO RENOVA COM O SBT
No último sábado, 31, o contrato do autor Tiago Santigo chegou oficialmente ao fim no SBT. A saída do autor da emissora já havia sido comunicada há algum tempo atrás.
A emissora vem promovendo grandes mudanças em sua programação com a retirada de programas, mudanças nos horários das programações e  o desligamento de alguns apresentadores, como foi o caso dos palhaços Patati Patatá que foram afastados dos programas infantis do SBT. Ele foi um autor de sucesso na Record, responsável pela trilogia de "Os mutantes".

NOVA TEMPORADA DE "THE WALKING DEAD" TERÁ MAIS HORROR
O canal americano AMC antecipou novidades sobre a quarta fase da série "The Walking Dead", que teve suas três primeiras temporada exibidas aqui pela Band e Fox.
A história focará a relação de Rick (Andrew Lincoln) com o filho, Carl (Chandler Riggs), que desenvolveu um lado cada vez mais rebelde após a morte da mãe.
Os 16 episódios, que começam a ir ao ar nos EUA em 13 de outubro, e no Brasil no dia 15 (na Fox), têm tudo para ser ainda mais tensos e realistas.

GLOBO PREPARA NOVO HUMORÍSTICO
Há seis meses contratado pela Rede Globo, o humorista Marcelo Adnet já viveu o destista mascarado que combatia o crime e foi comentarista esportivo na Copa das Confederações. Agora, no ar com o dominical “Fantástico”, ele se transforma a cada programa para parodiar clipes de grandes nomes da música.
Ao lado de Marcius Melhem e Bruno Mazzeo, Marcelo Adnet prepara um novo humorístico para a grade de 2014 da emissora. Outra figura que está cotada, porém ainda não foi confirmada, é Fábio Porchat.


As informações foram retiradas dos sites "Estrelando", "F5" e "TVFoco".