Translate

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Se estivesse no ar, TV Manchete completaria 30 anos

Se estivesse no ar, a TV Manchete completaria 30 anos nesta quarta-feira (5).
Estreando num domingo, dia 5 de julho de 1983, às 19h00, o presidente da emissora, Adolpho Bloch, abriu a programação da rede deixando uma saudação para cada uma das emissoras concorrentes e no final do discurso declarou: “Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar”.
Com um pacote gráfico futurístico e inovador, a Manchete prometia revolucionar a televisão brasileira.
Enaltecendo a qualidade da imagem e a tecnologia avançada da época, a emissora estreou com bons índices de audiência e chegou a incomodar o jornalístico “Fantástico”.
O primeiro programa exibido foi “O Mundo Mágico”, um show misturando artistas e cantores. Logo após, a Rede Manchete colocou no ar o seu primeiro filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, protagonizada por Steven Spilberg, que colocou a emissora na liderança de audiência alcançando 27% contra 12% de audiência registrado pela Rede Globo. Assustando assim, as outras redes concorrentes da época.
A apresentadora Xuxa Meneghel foi descoberta aos vinte anos de idade pela Manchete, onde estreou seu primeiro programa “Clube da Criança”, exibido de segunda à sexta. Três anos depois da estreia da produção, a  Globo contratou a loura e Xuxa continua na emissora até hoje.
Em fevereiro de 1984 a Rede Manchete transmitiu com exclusividade os desfiles  das escolas de samba do Rio de Janeiro. Na época, a Rede Globo se recusou a cobrir a festa por conta de uma briga entre Roberto Marinho (fundador da Globo) e Leonel Brizola (governador do estado). A transmissão foi ao vivo e deu a Manchete a liderança com folga no Ibope com 80 pontos de média. Até então o maior Ibope da história da emissora.
Parte da programação da emissora foi voltada para os jovens, e estreou o “FM TV ”nos finais de tarde, o programa de videoclips musicais Alguns de seus apresentadores tornaram-se nomes conhecidos do grande público: Tim Rescalla, Patrícia Pillar, Emílio Surita e João Kléber.
Em 1986, a emissora estreia o  ”Nave da Fantasia”, um programa infantil, com revelação do talento da apresentadora Angélica, que tinha apenas 13 anos na época. Com a saída da Xuxa, Angélica passa a apresentar o “Clube da Criança”, totalmente reformulado.
Na emissora Angélica permaneceu por 8 anos, em 1993 a apresentadora foi para o SBT apresentar a “Casa da Angélica” e em 1996 a loira assina com a Globo, onde permanece até hoje.
A década de 1990 foi marcada pelo sucesso de “Pantanal”, novela que chegou a tirar a liderança da Globo.
O sucesso fez a Globo esticar a novela das oito (novela “Rainha da Sucata” de Silvio de Abreu) para que os telespectadores não mudassem de canal. Roberto Marinho também lançou uma outra novela (chamada “Araponga”) com as maiores estrelas da casa para competir, no mesmo horário, com a novela da Manchete.
Na mesma década morre Adolpho Bloch. O endividamento da emissora e a morte do dono da Manchete marcou o fim de uma rede de grandes sucessos de audiência.O canal não conseguiu superar a grave crise que afetou o Grupo Bloch, dono da concessão, e encerrou suas atividades em maio de 1999, cedendo seu espaço para a Rede TV!. 
Produções japonesas como “Jaspion” e “Cavaleiros do Zodíaco” se tornaram febre entre o público infantil e marcaram uma geração. Já a teledramaturgia do canal incomodou bastante a concorrência, até mesmo a poderosa Globo, durante a exibição das novelas “Pantanal” e “Xica da Silva”.

Ironicamente, na abertura da emissora em 1983, que dizia ser “A Televisão do ano 2000″, que saia do ar em 10 de maio de 1999, faltando sete meses antes de chegar o ano de 2000.
A Rede Manchete ficou no ar durante dezesseis anos. Será que se ela ficasse no ar até hoje, conseguiria disputar a liderança de audiência com a Globo? 
A Manchete sem dúvidas, fez história na televisão brasileira.

As informações são do site TVFoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário