Translate

domingo, 31 de março de 2013

Pronto, falei! - Qual emissora merece a vice-liderança?


    A vice-liderança, por anos foi do SBT, mas que devido ao crescimento meteórico da Record e por falhas do próprio SBT perdeu este posto para a emissora da Barra Funda, que ocupava desde então (com folga) a segunda colocação. Mas nesses últimos meses, a briga pela vice-liderança ressurgiu. Tudo começou quando a Record teve queda de audiência em seu horário nobre (22h15) em meados de 2012, devido à baixa audiência da novela "Máscaras" de Lauro César Muniz. Sem falar na aposta certeira do SBT em fazer o remake de "Carrossel".

    A emissora de Edir Macedo também tinha problemas na grade vespertina, onde tentou colocar diversos programas para "brigar" com as reprises do SBT. Quem não se lembra de "Shena - a Princesa Guerreira", "Hércules", "Todo Mundo Odeia o Chris" (eu gostava de assistir todos) e do "Tudo a Ver" (só o nome, né!?). Ambos sem sucesso... Ai a emissora resolveu reativar o "Programa da Tarde" (esse nome já foi usado na emissora, em um programa parecido com o "Tudo a Ver", e que foi apresentado por Maria Cândida), que é comandado por Ana Hickmamm e Britto Jr. (hoje conta ainda com Ticiane Pinheiro), mas que não agradou o público e ficava frequentemente atrás do SBT.
    Nas manhãs da emissora é o "Hoje Em Dia" que não estava mais agradando (longe daquele programa no começo, onde sempre fechava na liderança) e fechava na terceira colocação.
    Aos sábados é o "The Love School" (programa da IURD TV) que derruba a audiência da emissora, sempre fechando com, no máximo 2,5 pontos. Aos domingos o problema era o "Tudo é Possível" e o "Programa do Gugu", também enfrentando baixas audiências. A emissora resolveu então por fim ao programa de Ana Hickmamm. E o que eles colocaram no lugar!? O "Tudo a Ver", claro né?!
    Nossa, quantos problemas para uma emissora, ehm!?
    E o SBT, vendo isso tudo, em vez de inovar, investir, o que vez!? Acomodou-se. Achou que estava bem e não pensou na hipótese da Record tentar dar à volta por cima e recuperar a sua tão desejada vice-liderança. E foi o que aconteceu. Hoje, vemos a Record ressurgir das cinzas e fechar com folga a média-dia na segunda colocação.
    Os telespectadores, aparentemente cansaram das reprises de novelas (em três anos, o SBT já reprisou mais de 20), a única que vem fechando na frente da Record é "A Usurpadora". O "Programa da Tarde" foi reformulado e vem agradando o público, mas precisa melhorar ainda. A novela "Balacobaco", que não estava conseguindo obter a audiência perdida por "Máscaras", teve seu enredo completamente mudado (ousadia da emissora e da autora), quem acompanha a novela desde o começo, notou que a história está completamente mudada, até parece outra. Essa mudança agradou ao público e a novela vem crescendo na audiência, fechando em muitos dias em segundo lugar.
    A emissora conta ainda com sua mega produção "José do Egito", que vem batendo recordes de audiência. O que já era de se esperar, uma vez que foram investidos mais de 60 milhões de reais na produção. A qualidade de imagem é surpreendente.
    Nas manhãs, não sei explicar se é o "Hoje Em Dia" que melhorou ou se foi a programação infantil do SBT que piorou, o "Bom Dia & Cia" tem uma série de desenhos para serem apresentados, mas não, preferem ficar reprisando os mesmos... E a programação matutina Global também não está lá essas coisas. O fato é que o "Hoje Em Dia" (as vezes) consegue a vice-liderança e em alguns dias o primeiro lugar.

    Aos domingos, o surrado "Tudo a Ver" vem conseguindo um bom desempenho. Especula-se que a emissora não pretende tirá-lo do ar por agora, já que possui baixo custo e que em alguns casos consegue vencer seu principal concorrente, o "Domingo Legal". Já o "Programa do Gugu", também vem crescendo, a atração teve mais investimentos, como o novo quadro "Desafio Musical" (antigo "Qual é a Música" do SBT). Nesses dois últimos domingos, Gugu obteve excelentes índices de audiência, chegando a ficar, nos seus momentos de pico, com mais de 10 pontos a frente do "Domingão do Faustão". O suficiente para deixar os diretores da Globo nervosos (parece que haverá mudanças na atração comandada por Fausto Silva).
    Não vou tocar no assunto de jornalismo. Todas as três emissoras possuem telejornais de qualidade, cada um com sei diferencial, mas de qualidade. Não podemos esquecer da Band que também possui um bom jornalismo.
    Voltando ao assunto, o SBT por sua vez, não fez grandes mudanças, continua com seus mesmos programas há anos, parece que não importa se a atração dá audiência ou não. Alguém aqui assiste "Super Nanny"? O "Cante se Puder" foi legal no começo, mas falando francamente, a voz daquele apresentador (que não lembro o nome agora, salvengano tem Balas no nome, mas não importa) me irrita. O programa do Raul Gil nunca me agradou, desde quando pertencia a Record. Mas a emissora não faz nada.
    Embora a record insista em dizer que seu objetivo é a liderança (o que vai demorar muuuuuito), quem não se lembra do slogan "Record, rumo a liderança", o segundo lugar já é mais que merecido. O SBT se quiser o seu posto de volta deve inovar.
    Penso que a liderança vai ser sempre da Globo, nenhuma emissora consegue ter durante 24 horas a qualidade que emissora carioca tem. O próprio Silvio Santos já admitiu isso, segundo ele, um programa ou outro, fechar na liderança, tudo bem, mas 24 horas, impossível.

    Se for pensar bem, o SBT talvez não mereça nem a terceira colocação, visto que a Band vem inovando, mostrando que ainda está viva e que vai brigar por audiência.
    Essa rivalidade tem que existir, seja pela liderança, vice, terceiro lugar, quem tem a ganhar são telespectadores. Com essa rivalidade, as emissoras são obrigadas a investir em qualidade.
Que essa disputa exista sempre!!



Os posts relacionados ao "Pronto, falei!" são apenas comentários sobre alguns assuntos da TV. Não há nenhuma intenção de ofender ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário